Responsável Técnico:
Felipe Rodrigues de Souza - CRO: 96525 - CROSP/CL:12483

Serviços

Aparelho Ortodôntico Fixo

É recomendado para fins funcionais e também por motivos estéticos.

O que é aparelho ortodôntico fixo?

Aparelho ortodôntico fixo nada mais é do que Brackets (Pecinhas) metálicas, em resina ou em porcelana. Que são coladas aos dentes possibilitando assim ao ortodontista fazer as movimentações necessárias para devolver função e estética aos dentes. Entre esses brackets passa um fio que é preso por elastic (Borrachinhas). A movimentação dentária é favorecida através de dobras e do uso de acessórios, como molas e elásticos. É necessária manutenção mensal, em consulta, para que o ortodontista aperte regularmente o aparelho dentário, obrigando os dentes a moverem-se continuamente no sentido desejado.

Dentre algumas das alterações verificadas com uso do aparelho ortodôntico estão:

  • Melhoria na fonética.
  • Melhoria na mastigação, com posicionamento correto dos dentes no arco dentário a trituração dos alimentos fica muito mais eficaz.
  • Facilidade na higienização, pois dentes tortos e mau posicionados dificultam a correta higienização dos dentes, favorecendo a formação de placa e o surgimento de cáries.
  • Melhoria na estética, com o posicionamento correto dos dentes o sorriso fica mais agrádavel.

Como é feito o tratamento ortodôntico?

Inicialmente é solicitado ao paciente uma documentação ortodôntica na qual se encontrarão (Radiografias, fotos, modelos em gesso e medições), após minuciosa análise e planejamento é feita a instalação dos brackets para início do tratamento e movimentação dental.
A movimentação dos dentes nunca deverá ser excessiva, pois pode promover reabsorção das raízes dos dentes causando até mesmo a perda do elemento. Em média o tratamento ortodôntico leva de 2 a 3 anos para ser concluido. Dependendo de caso para caso.

Riscos de não realizar o tratamento

O não uso do aparelho ortodôntico implica em algumas situações, entre elas:

  • Dificuldade na higienização, favorecendo o acúmulo de placa e consecutivamente de cáries.
  • Desequilibrio funcional da mordida e sobrecarga da articulação temporo mandibular.
  • Problemas estéticos.

Todo procedimento odontológico tem um "período de validade" por isso visite seu dentista com frequência. Sugerimos visitas no mínimo semestrais.