Responsável Técnico:
Felipe Rodrigues de Souza - CRO: 96525 - CROSP/CL:12483

Serviços

Aparelho Ortodôntico Móvel

Este tipo de aparelho é indicado para resolver pequenos problemas ou para favorecer o crescimento ósseo.

O que é o aparelho ortodôntico móvel?

É um tipo de aparelho que pode ser removido da boca tanto pelo paciente quanto pelo dentista, portanto é necessária uma cooperação do paciente para bom andamento do tratamento. Basicamente existem dois tipos de aparelhos móveis que são:

  • Aparelho Ortodôntico: estes servem para realizar pequenas movimentações dentárias e/ou são usados posterior ao tratamento com aparelho ortodôntico fixo.
  • Aparelho ortopédico: estes são aparelhos funcionais, trabalham a nível ósseo por exemplo abertura do palato, fechamento de mordida entre outros.

Importância do tratamento ortodôntico

Dentre algumas das alterações verificadas com uso do aparelho ortodôntico estão:

  • Melhoria na fonética.
  • Melhoria na mastigação, com posicionamento correto dos dentes no arco dentário a trituração dos alimentos fica muito mais eficaz.
  • Facilidade na higienização, pois dentes tortos e mau posicionados dificultam a correta higienização dos dentes, favorecendo a formação de placa e o surgimento de cáries.
  • Melhoria na estética, com o posicionamento correto dos dentes o sorriso fica mais agradável.

Como é feito o tratamento ortodôntico?

Inicialmente é solicitado ao paciente uma documentação ortodôntica na qual se encontrarão (Radiografias, fotos, modelos em gesso e medições), após minuciosa análise e planejamento é feita a instalação do aparelho ortodôntico móvel para inicio do tratamento e movimentação dental. A movimentação dos dentes nunca deverá ser excessiva, pois pode promover reabsorção das raízes dos dentes causando até mesmo a perda do elemento. Em média o tratamento ortodôntico com aparelho móvel leva de 1 ano a 2 anos para ser concluído. Dependendo de caso para caso.

Riscos de não realizar o tratamento

O não uso do aparelho ortodôntico implica em algumas situações, entre elas:

  • Dificuldade na higienização, favorecendo o acúmulo de placa e consecutivamente de cáries.
  • Desequilíbrio funcional da mordida e sobrecarga da articulação temporo mandibular.
  • Problemas estéticos.

*Todo procedimento odontológico tem um "período de validade" por isso visite seu dentista com frequência. Sugerimos visitas no mínimo semestrais.