Responsável Técnico:
Felipe Rodrigues de Souza - CRO: 96525 - CROSP/CL:12483

Serviços

Botox

Botox é usado para rejuvenescer principalmente a região dos olhos e testa.

O que é botox?

A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada no músculo e provoca o relaxamento da região.

Os órgãos de vigilância sanitária determinam as possibilidades de utilização desta substância para diferentes situações em cada país. Aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 1992, o botox tornou-se a primeira toxina botulínica registrada no Brasil e, desde então, tem recebido um número progressivo de indicações estéticas e terapêuticas, dentre elas:

- Estético, o botox é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha que são as rugas que se formam na região dos olhos, o botox também é empregado em casos de “sorriso gengival” onde algumas pessoas ao sorrir mostram grande parte da gengiva, por apresentar um “paralisamento” muscular o mesmo promove uma atenuação neste tipo de quadro.

A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, o botox traz resultados muito mais visíveis. No entanto, a indicação do botox depende de avaliação médica individualizada.

- Terapêutico, o botox é indicado para tratamento de bruxismo (pessoas que rangem e/ou apertam os dentes durante a noite), briquismo (pessoas que rangem e/ou apertam os dente durante a noite e dia), diversas aplicações para DTM (Disfunção Temporomandibular) e dores orofaciais.

Importância do uso do botox

No sentido estético os padrões estéticos de beleza vão se alterando através dos tempos. Hoje em dia, a aparência da face mais lisa e sem marcas de expressão são signos de beleza. Em relação a isso, pacientes percebem alguns benefícios, tais como:
• Aumento da auto-estima.
• Melhoria estética.
• Sensação de rejuvenescimento.

No sentido terapêutico o botox age principalmente na junção neuro-muscular, bloqueando a liberação da acetilcolina, o neurotransmissor que inicia uma série de eventos na fibra muscular levando a sua contração. Este bloqueio tem como consequência a inibição da contração muscular. A intenção é pretensamente interferir no mecanismo de uma controversa hipótese de que a dor miofascial seria causada por um ciclo vicioso de hiperatividade muscular levando a dor, e esta levando a mais hiperatividade muscular. O relaxamento muscular advindo da sua aplicação seria responsável por eventuais efeitos benéficos em casos de DTM de origem muscular, por exemplo. Por apresentar um relaxamento muscular e menor atividade dos mesmos o botox também pode ser usado para um relaxamento de mordida sendo assim indicado para bruxismo e briquismo.

Como é feita a aplicação do botox?

A toxina botulínica vem em frascos como o pó sendo necessária diluição com soro fisiológico. Ela é injetada na área a ser tratada com distância de 1.5cm de um ponto para o outro. A aplicação é praticamente indolor, porém o local deve ser detalhadamente estudado pelo especialista, para que o resultado seja o mais natural possível.

O resultado da aplicação do botox em estética começa a ser notado no prazo de dois a cinco dias a partir do momento da aplicação. Os resultados tornam-se mais pronunciados por até duas semanas. A partir de então os resultados permanecerão estáveis pelo período aproximado de quatro a seis meses. No uso estético, os efeitos do botox podem durar de três a quatro meses, mas há casos em que os resultados permanecem até seis meses onde após este período será necessário sua reaplicação.

Riscos de não realizar o tratamento

- Estéticos não há riscos à saúde com a falta do tratamento. No entanto, há pessoas mais sensíveis ao comprometimento estético, que podem apresentar problemas de socialização e de auto-estima.

- Terapêuticos em casos de DTM pode ocorrer um aumento das dores orofaciais e/ou rompimento dos discos articulares, em casos de bruxismo e/ou briquismo pode ocorrer um grande desgaste dos dentes, quebra, dores entre outros.

Contraindicações

O botox, assim como todo medicamento, é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação. Mulheres grávidas ou em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias (ou ainda pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular) não devem ser tratados com a substância.

* Todo procedimento odontológico tem um "período de validade" por isso visite seu dentista com frequência. Sugerimos visitas no mínimo semestrais.