Responsável Técnico:
Felipe Rodrigues de Souza - CRO: 96525 - CROSP/CL:12483

Serviços

Restauração

Dentística restauradora é a área da odontologia que busca eliminar cáries e/ou devolver a estética dental.

O que é restauração dental (Obturação)?

A restauração dental, ou dentística restauradora, é a área da odontologia que engloba as restaurações para tratar cáries ou traumas. Basicamente restauração é a reconstrução do dente, onde são utilizados materiais como por exemplo resina, que é da cor do dente.

Restauração é o tratamento indicado para acabar com a cárie e com a dor de dente, em alguns casos. O dentista limpa toda a zona cariada com um aparelho próprio e coloca resina por cima do dente para cobrir a região, evitando o surgimento de novas cáries no mesmo local.

Quando a cárie é muito profunda, muitas vezes e necessário o tratamento de canal, o qual está explicado na sessão Endodontia do site. Em alguns casos mais avançados é necessária a extração do dente. Neste caso o ideal é se colocar uma prótese no local, para que não fique ali um espaço que favoreça a movimentação dentária, a sobrecarga de mordida e o acúmulo de alimentos, que pode levar ao aparecimento de biofilme (Placa) e sucessivamente de novas cáries.

Importância da restauração

  • Elimina a cárie.
  • Elimina a dor e/ou desconforto.
  • Devolve a forma ao dente.
  • Devolve a função ao dente.
  • Devolve estética ao dente.

Como se faz uma restauração?

O primeiro passo seria a remoção de todo o tecido cariado do dente. Isto é feito com instrumentos de alta rotação (Brocas) e instrumentos manuais (Curetas). Com o dente sem cárie passamos então ao preenchimento da cavidade com materiais específicos, usualmente resina. E por fim é dado um polimento a restauração para evitar desconforto e acumulo de biofilme (Placa).

Riscos de não realizar o tratamento

O não tratamento implica em complicações cada vez piores, entre elas:

  • Agravamento das dores.
  • Necessidade de tratamento endodôntico (Canal).
  • Perda do elemento dental.

*Todo procedimento odontológico tem um "período de validade" por isso visite seu dentista com frequência. Sugerimos visitas no mínimo semestrais.